Do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (versão online) temos que:
produtividade
(produtivo + -idade)
s. f.
1. Qualidade do que é produtivo.
2. Fertilidade.
3. [Economia ] Relação entre o que é produzido e os meios aplicados na produção.4. [Linguística ]Frequência de uso de determinados elementos oufenómenos linguísticos na produção de novas palavras ou enunciados.
Da Wikipedia obtemos que:
A produtividade é basicamente definida como a relação entre a produção e os factores de produção utilizados. A produção é definida como os bens produzidos(quantidade de produtos produzidos). Os factores de produção são definidos como sejam pessoas, máquinas, materiais e outros. Quanto maior for a relação entre a quantidade produzida por factores utilizados maior é a produtividade.
Perante isto, como pode o ministro da economia, transportes, comunicações e emprego (penso que não me está a faltar nenhuma) dizer que a produtividade aumentará com o fim de 4 feríados e o aumento do horário de trabalho em 30 minutos/dia?
Mais grave ainda, este senhor é professor universitário precisamente de economia! Com que cara ensinará ele nas suas aulas de economia o que é a produtividade, se quando está no governo de Portugal afirma precisa e peremptoriamente o contrário sobre essa matéria? Que autoridade terá este homem quando regressar à sua vida docente? Ou irá ensinar tudo ao contrário aos seus alunos?
E que isto sirva de lição também a muito português que, não sabendo nada sobre estas matérias, apregoa aos quatro ventos que "acho muito bem"!
Sem comentários:
Enviar um comentário