De momento, não estão previstas alterações ao serviço prestado na zona do Beato/Xabregas.
De facto, com a primeira fase da Rede 7, verificou-se uma reformulação do serviço prestado à zona do Beato/Xabregas, cuja principal alteração consistiu na supressão da carreira 105, tendo, então, sido efectivamente reforçadas as carreiras 718, 742, 759 e 794. -A sério? A 759? Tem graça. Olhando para o horário actual e o que havia antes da rede 7 não se vê isso em lado nenhum! Ou está igual ao que era ou está com uma frequência menor. E no 718 há, de facto, uma grande melhoria, mas no papel. Pena não se dar por ela no terreno.
Referimos e continuamos a afirmar, que é melhor ter menos carreiras, mas melhores carreiras. Sendo verdade que, embora possam resultar prejuízos para alguns clientes, porque passam a ter necessidade de, por vezes, efectuar um transbordo adicional, a realidade demonstra que para a maioria dos passageiros a situação melhora, por redução dos tempos de espera e, por consequência, dos seus tempos de deslocação. É a diferença entre ter muitas carreiras, mas com intervalos grandes entre autocarros (o que acontecia com a 105, com intervalos na ordem dos 19 minutos), e ter menos, mas com intervalos de 10 minutos, por exemplo. -Têm razão. Já tinham referido e continuam a afirmar isso mesmo, mas o que querem? Eu sou como eles e também refiro e continuo a afirmar o contrário! E o 105 tinha realmente intervalos dessa ordem (19 minutos), mas nunca estive à espera de um mais do que 20/25 minutos. Já no 759-maravilha, mesmo sendo muito melhor que o 105, já estive à seca, 10, 15, 20, 35 e o recorde foi de 45 (quarenta e cinco) minutos! Carreiras melhores?
No caso concreto de Xabregas, todas as carreiras melhoraram, globalmente, o serviço prestado, tendo passado a proporcionar novas ligações. A carreira 718 passou a ligar ao Centro Comercial das Amoreiras, por exemplo, e a carreira 759 passou a ligar à zona do Parque das Nações. Também houve uma melhoria do serviço prestado pela carreira 794, embora um pouco mais afastada de zona central de Xabregas. A carreira 742 foi, igualmente, reforçada, tendo melhorado substancialmente o espaçamento entre viagens. Também a carreira 81 (actualmente 781), passou a efectuar paragem em Xabregas (Av. Infante D.
- 718 passou a ligar ao Centro Comercial das Amoreiras. De facto, não sei como vivi tantos anos sem esta ligação. Ainda por cima tendo transporte directo para a Rua de Campolide e Arco do Carvalhão a cerca de 300/400 metros. Ainda bem que o 718 passou a ir às Amoreiras e a perder (imenso) tempo para atravessar a Av. Duarte Pacheco, para me poupar aquela caminhada imensa;
- 759 passou a ligar a zona do Parque das Nações. Que fixe! Até me esqueço que antes já tinha uma ligação muito mais rápida e directa através do 28! Ainda por cima foi essa ida ao Parque das Nações (À Gare do Oriente, para ser preciso) é que deu cabo da carreira. Enquanto o 759 foi até aos Olivais Norte (no primeiro mês de vida da Rede 7) as coisas até andaram mais ou menos bem!
-794 melhoria do serviço. Houve, sim senhor. Em vez de 15 minutos passou a 14 ou qualquer coisa desse género. Ah, eles não dizem, mas esta também passou a ir à Gare do Oriente. FIXE! Outra ligação boa com uma volta enorme por Chelas.
- 742 com melhoria de serviço substancial: antes o intervalo era 8 minutos à hora de ponta, agora é 7! Fantástico melga!
Contudo, por vezes, quando ocorrem situações excepcionais, como seja a ocorrência de acidentes, avarias, etc., com impacto na circulação automóvel, podem resultar intervalos anormais. Assim, quando tal ocorrer, agradecemos que nos informem, através da comunicação da carreira, data, hora, local e sentido de marcha, de modo a averiguarmos as causas e, se for caso disso, tomarmos as medidas correctivas. -Eu até os informo, mas sempre que o faço levo com a resposta-tipo do "não temos culpa, é o trânsito" ou outra coisa qualquer que não está sob controlo da Carris. Mas agora pergunto eu: porque tenho que os informar destas anomalias? Então e o sistema de controlo e de acompanhamento de tráfego da Carris? Não é para isso que ele serve?
A este propósito, convém esclarecer que a Certificação das Carreiras é atribuída por uma entidade externa e independente da Carris, no caso o CERTIF. Não é a Carris que diz que o seu serviço é certificado. Trata-se de uma avaliação, incluindo viagens efectuadas por técnicos daquela organização, que atestam que o serviço obedece a critérios de qualidade. Claro que temos de admitir que possam existir falhas. Não estamos livres que um autocarro possa avariar, por exemplo. Esclarecemos, ainda, que temos de fazer entrega periódica ao CERTIF de dados, em formato electrónico, obtidos através do nosso sistema de localização de viaturas, que atestam a conformidade com o serviço anunciado. Para além deste aspecto, aquele organismo promove visitas surpresa às carreiras certificadas, através da figura do “Cliente Mistério”, que verificam a conformidade com o anunciado. -Que emoção, um cliente mistério. Querem ver que é um dos andrajosos de que eu me queixei há umas semanas e que nem bilhete pagam?
Quando ocorrem perturbações no serviço, a Carris tem a obrigação de as justificar perante o CERTIF, sob pena da certificação do serviço ser retirada. Até ao momento, as irregularidades sentidas não puderam ser atribuídas a um acto doloso da Carris, como se pode provar até ao momento.
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