quarta-feira, 21 de junho de 2006

O Orgulho Português

Anda tudo muito excitado com o Mundial de futebol. É a mais bela bandeira do Mundo, motivo para que haja mais um registo com o nome de Portugal no Guiness Book of Records, logo, mais um motivo de orgulho, são as vitórias da selecção e as bandeiras junto ao coração……… BLARGH, não há pachorra.

Ao mesmo tempo que isto acontece apareceu, de forma muito envergonhada, uma notícia que em qualquer país com a dimensão do nosso seria de facto motivo de orgulho: na revista Nature era anunciado que um cientista português (sim, português e cientista), de seu nome José Silva, descobriu um gene que permite que células no estado adulto se transformem e “voltem” para o estado estaminal.

Ora, como disse antes, uma tal notícia deveria ter lugar de destaque, não só pela descoberta em sim, mas, principalmente, pelas implicações que tal descoberta poderá vir a ter na medicina. Ainda por cima tendo a descoberta sido feita por um português.

Na maravilhosa imprensa lusitana apenas vi no Publico a notícia de tão importante evento. No resto dos órgãos, ou por falta de atenção da minha parte ou mesmo de pachorra para os ler, ver ou ouvir, não vi nada. Por exemplo, no site da TSF, rádio que já foi considerada de referência no espectro informativo nacional, não há uma única alusão ao facto. Nas públicas RTP/RDP, que por serem públicas tinham a obrigação de fazerem muito mais nesta área, passa-se o mesmo.

Para compensar em qualquer um destes (ou outros) órgãos podemos ficar a saber tudo sobre a selecção nacional: o que comeram, o que vestiram, se os jogadores estão obstipados intestinalmente…… Dá ideia que em Portugal o que importa mesmo é o futebol. O resto é paisagem. Quanto a motivos de orgulho contentemo-nos com a mais bela bandeira, a maior árvore de Natal da Europa, o maior pão-de-ló e, já que estamos numa de maiores , talvez a maior concentração de parolice que existe à face da Terra.

Acho eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário