sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pavilhão Atlântico - 30 de Julho de 2009 - 21 horas

Excelente!
É como eu defino o espectáculo de Leonard Cohen a que tive o privilégio de assistir ontem no Pavilhão Atlântico.
Foram 2 horas e meia, com um intervalo de 15 minutos ao fim dos primeiros 60, em que o cantautor desfolhou o albúm de recordações musicais da sua carreira com um vigor que até nos faz esquecer que estamos a ver um homem de 74 anos.
Na retina ficam as suas saltitantes saídas de palco, como se fosse um menino, e aquele sorriso, às vezes quase traquinas, com que brindava o público. E que voz... aos 74 anos!
O naipe de músicos que o acompanha nesta digressão é de primeira apanha (excelentes aquele guitarrista catalão, o soprista e uma das senhoras do coro - que voz - isto, claro, sem desprimor para os restantes 7 - pena não me lembrar dos nomes deles). Não se ouviu uma fífia que fosse.
O som! Que maravilha de som! Quem disse que o Pavilhão Atlântico tem problemas acústicos? Ontem ficou provado que o problema não está no Pavilhão, mas talvez em quem não saiba adaptar o som, principalmente o seu volume, às condições do mesmo. Não se ouviu ou sentiu um feedback ou um eco que fosse. Bastou manter o volume a um nível q.b., sem decibéis a mais, para que a coisa funcionasse na perfeição. E com tudo perfeitamente audível.
Já tenho o CD da digressão, mas depois disto vou também comprar o DVD. Vale a pena!

2 comentários:

  1. Sem duvida que foi um concerto fantástico, um concerto para a minha vida..mas infelizmente os "constrangimentos acusticos fizeram-se sentir claramente qdo as Webb sisters interpretaram "If it be your Will". Não sei se terá sentido em todo o pavilhao, mas em frente ao palco era impossivel ficar indiferente..

    ResponderEliminar
  2. Curioso. No balcão 1 não se deu por isso, ao contrário do que aconteceu noutros concertos a que assisti naquele pavilhão sensivelmente no mesmo sítio. Terá então aquela qualidade sonora que senti tido origem apenas num mero acaso e na distância a que eu me encontrava do palco?
    A ser assim fico com pena por, afinal, os tais problemas acústicos sempre existirem!

    ResponderEliminar