quinta-feira, 28 de maio de 2009

Balanços logo ao início. Eis o resultado!

No dia 23 de Março escrevi um post intitulado de "Balancos logo ao início" e que versava (gosto desta) sobre a estranha mania que há em se fazer balanços precipitadamente, quando as situações que estão em análise ainda decorrem.
O primeiro exemplo que apontei foi o da CMLisboa que, relativamente às obras do Terreiro do Paço, fez um "balanço" logo nos primeiros dias onde afirmava que tudo tinha corrido pelo melhor.
Poucos dias depois chegou a vez da Carris. Mais uma vez, tudo correu bem, tendo a empresa afirmado que as alterações de circulação atrás referidas não implicaram penalizações significativas nos tempos de percurso das carreiras envolvidas, verificando-se mesmo ganhos em alguns troços. Estes balanços seriam aparentemente semanais, como se depreende do pomposo título de

CARRIS EFECTUA BALANÇO SEMANAL NO ÂMBITO DAS ALTERAÇÃO
DA CIRCULAÇÃO MOTIVADAS PELAS OBRAS NA PRAÇA DO COMÉRCIO

Curiosamente em 4 meses apenas foi emitido um "balanço semanal".
Isto tudo vem no seguimento de uma queixa por mim feita na passada sexta-feira, depois de ter ficado apeado na paragem do 759, e da qual recebi hoje a resposta.

A queixa:

Boa noite,

Hoje quando me dirigia para o terminal dos Restauradores da carreira 759, por volta das 20:05 deparei-me com a saída do autocarro que lá se encontrava parado. Desconheço se aquele autocarro era o das 19:56 ou se era mesmo o das 20:09, mas eu e outro passageiro acabamos por ficar apeados, tendo eu desistido (mais uma vez) de usar os vossos serviços cerca das 20:20, depois de ter chegado ao lado nascente dos Restauradores um autocarro da 759 que seguiu fora de serviço para a Avenida da Liberdade ("vantagens" do fim da Estação de Cabo Ruivo.

Gostaria de saber se aquele autocarro estava realmente atrasado (o que a ser verdade é estranho, pois o mesmo saíu com pouca gente) ou se alguém tomou a liberdade de o fazer sair mais cedo que o horário, com os evidentes transtornos para os passageiros.

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Moreira

A resposta (com sublinhado meu):

Exmo. Senhor

Ricardo Moreira <- Sou eu

Recepcionamos e agradecemos o e-mail que nos enviou.

Considerando o teor do mesmo, informamos que o autocarro que saiu dos Restauradores às 20h05 partiu com atraso - devia tê-lo feito às 19h56. A viagem seguinte, que devia partir às 19h09 só aconteceu às 20h30. O Autocarro que viu no outro lado da Praça tinha terminado o seu serviço, também atrasado em relação ao horário programado.

Nas últimas semanas, a carreira 759 tem tido alguns problemas de regularidade, devido às obras em curso na zona da Praça do Comércio, que provocam enormes congestionamentos de trânsito, com as respectivas consequências em atrasos na carreira - não só na carreira 759, mas em todas as que atravessam esta zona.

Estamos em crer que, com o fim próximo anunciado das obras, a situação retomará a normalidade.

Embora por motivos alheios à nossa vontade não podemos deixar de lamentar os transtornos causados.

Com os melhores cumprimentos.

Afinal em que é que ficamos? E será que com isto aprenderam a não fazer "balanços" logo à cabeça?

Sem comentários:

Enviar um comentário