terça-feira, 28 de abril de 2009

25 de Abril de 2009

Esta foto tem a sua história: foi tirada em 1974 poucas semanas depois do 25 de Abril e serviu de lembrança do meu 2º aniversário para tudo quanto era familiar. Durante anos não havia casa de familiar que eu visitasse onde não aparecesse no meio de todas as outras uma moldura com ela. Acabei por adoptá-la como imagem de apresentação da minha conta de Messenger e da minha página do Hi5.
Este ano resolvi celebrar o 25 de Abril alterando-a e colocando-lhe um cravo vermelho na lapela. O resultado foi este que aqui vêem.
Inicialmente pensei em manter a imagem apenas até ao próximo dia 1 de Maio, mas depois do que ouvi nos últimos dias resolvi deixá-la ficar sempre, quer no Messenger, quer no Hi5.
Aparentemente o 25 de Abril anda pelas ruas da amargura. Ouvi coisas como:
  1. "Eu prefiro saltar do 24 para o 26 de Abril." - OK, é uma opinião, que eu democraticamente respeito, mas mesmo assim ainda bem que houve o 25 de Abril. É que antes eu não poderia saltar do 27 para o 29 de Maio
  2. "Celebrar o 25 de Abril para quê? É só corrupção, crimes e "pretalhada" que deram cabo do país. Vejam este governo. Antes é que era." - OK, é outra opinião que, mais uma vez, eu tenho que respeitar, mas mesmo assim ainda bem que houve o 25 de Abril. É que graças a ele sabemos que há corrupção e crime e "pretalhada". Antes não se dizia que havia. E quanto ao governo fico feliz por poder dizer "vejam este governo". É que "antes" nunca poderiamos dizer "é que era" relativamente ao "tempo da outra senhora".
  3. "Lá vem esta malta de esquerda mandar vir por causa de se querer inaugurar um largo com o nome do Salazar" ou "Não podemos branquear/esconder a História" (ainda em relação ao mesmo tema). - OK, têm todo o direito de inaugurarem o que quiserem e com o nome que quiserem e no dia que quiserem, mas também têm que respeitar quem não concorde ou ache tal acto ofensivo. Também não me parece que dar a uma rua (neste caso um largo) o nome de uma pessoa (seja ela qual for) seja uma "aula de História". Parece-me, isso sim, uma homenagem à pessoa em questão. E se assim é poderiam tê-la feito hoje, dia 28 de Abril, aniversário natalício do Senhor Professor.
Por tudo isto, e se calhar até muito mais, resolvi passar a ter sempre aquele cravo na lapela!
Afinal eu sou um Filho da Madrugada e teria uma grande dificuldade em acabar com certos "vícios" adquiridos por nunca ter vivido no tal "antes de"!

Sem comentários:

Enviar um comentário