segunda-feira, 30 de março de 2009

Maus vendedores

Aqui ficam alguns maus vendedores com quem tenho lidado:
  1. Quando quis comprar um leitor de DVD procurei primeiro por saber qual o modelo desejado e, depois de saber isso, procurei o melhor preço nalgumas lojas. Numa dessas lojas fui atendido por um homem que me pareceu ser o patrão. Quando lhe disse o modelo que pretendia a resposta foi estranha: "Para que quer você sucata? Isso é só sucata, mas se é o que você quer... Mas nós aqui não vendemos sucata". Só faltou dizer que eu era parvo. Para completar o cenário nunca me chegou a dizer porque era aquele modelo (e marca) sucata, mas em compensação ofereceu uma alternativa "aliciante": um outro modelo de uma outra marca (da qual eu não tinha boas referências) e que, segundo ele, já estava desbloqueado (creio ter sido esse o termo empregue) permitindo ver DVDs de outras zonas que não a nossa (para quê, perguntei-me eu)! Não comprei lá nada e nunca mais lá voltei.
  2. Certa vez precisei de materiais para as minhas maquetes (tintas, tapa-fendas e outras coisas para madeira) e dirigi-me a uma casa da especialidade. Ia ser atendido por uma funcionária quando um homem, que mais uma vez me pareceu ser o patrão, se intrometeu e me perguntou o que eu desejava. A velocidade a que tudo foi feito foi de tal forma elevada que eu, desconhecedor daquele tipo de produtos, mal tinha tempo para pensar e acabei por sair da loja pouco mais de 5 minutos depois com um saco com alguma tralha, parte da qual, acabei por descobrir mais tarde, não me servia para nada! Nunca mais lá voltei.
  3. Há uns anos comprei um CD numa discoteca. Chegado a casa o leitor nem sequer lhe pegava. Volto à loja para reclamar. Uma empregada mal-disposta atende-me e mete o CD num leitor que eu não conseguia ver. "Está a lê-lo". "Mas eu não oiço nada". "Isso é porque não posso tirar o CD que está actualmente em escuta na loja". Nunca cheguei a ouvir aquele CD, nem a ver aquele leitor a pegar nele. Mas ouvi a empregada a dizer-me que não podiam trocar porque era política da loja. Respondi-lhe que se essa era a política da loja então teriam que a rever pois não era legal. A coisa azedou e eu acabei por sair de lá com o CD na mão pois, pelo preço que tinha sido (pouco mais de 1000$00), achei que não valia a pena tanto escarcéu. Passado pouco tempo encontrei o mesmo CD numa grande superfície, muito mais barato e a funcionar. Nunca mais voltei à loja nem muitos dos meus colegas de trabalho da altura e amigos, alguns dos quais iam lá frequentemente.
  4. Há umas semanas fui, como já contei, a uma carpintaria encomendar madeiras para as minhas maquetes. Prometeram-me um orçamento logo para esse dia. Uma semana depois voltei lá a perguntar "então como é". Tudo isto foi na semana de Carnaval. Estamos, neste momento, a uma semana e 4 dias da Sexta-feira Santa! Nunca mais lá voltei nem nunca mais lá voltarei.
  5. Hoje ao almoço fui a um restaurante de centro comercial. O menú incluia prato do dia e uma bebida. O funcionário dá o prato à minha colega com um obrigado e vai-se embora, sendo substituído por outro. A minha colega já se estava a ir embora quando a recordei que tinhamos pago também uma bebida. Lá lhe foi dada a bebida. Ainda pensamos que o problema se tinha devido àquela "rendição", mas quando chegou a minha vez a coisa repetiu-se: o empregado (o segundo) dá-me o prato e agradece, preparando-se para se dirigir ao cliente seguinte. "E quero uma água natural"! Trouxe o prato, a água e a certeza de que não volto lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário