quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Como apanhar comboios

Se há coisa que nunca entenderei é a estratégia adoptada por muitas pessoas quando apanham comboios. Geralmente o que fazem é:
  1. Se ainda falta meia hora para o comboio partir entram logo na primeira porta que encontram e depois percorrem o comboio todo, passando de carruagem em carruagem, à procura de lugar sentado - no caso de comboios sem reserva de lugar - ou do lugar que consta no bilhete - caso dos comboios com reserva de lugar;
  2. Se já só faltam 30 segundos para a partida do comboio resolvem ir a correr pela plataforma fora ao lado do comboio, a olhar para dentro dele para ver qual a carruagem mais vazia - se não for caso de comboio com reserva de lugar - ou da carruagem correcta - quando há reserva de lugar. Geralmente acabam por ficar apeados;
  3. Ainda há um misto das duas anteriores que, por força das circunstâncias, apenas ocorre em comboios compostos por mais do que uma unidade múltipla (como são os da linha de Sintra, compostos por duas UQEs - Unidade Quadrúpla Eléctrica). Quando ainda faltam 5 minutos, suficientes para percorrer a pé pela plataforma a distância que vai da última carruagem da composição à primeira carruagem da unidade seguinte, entram logo na primeira porta que encontram. Os 5 minutos seguintes são passados na travessia da primeira unidade (que pode ter 3 ou 4 carruagens), com o respectivo abre-portas, o qual faz perder tempo. Quando chegam à última carruagem dessa unidade e a uma das cabines de condução, resolvem sair do comboio para passar para a unidade seguinte. Geralmente esta opção é tomada a 30 segundos da partida. Resultado: depois de andarem a passear durante 5 minutos pela composição, acabam por ficar apeados a olhar para o sinal de cauda a afastar-se!
Em jeito de conclusão, e para que aprendam alguma coisa:
  1. Se ainda faltar tempo para a partida caminha-se ao longo da gare até se chegar à carruagem pretendida;
  2. Se o comboio estiver quase a partir entra-se logo na primeira porta que se encontre e depois, já lá dentro, procura-se (o) lugar - aquele "o" está entre parêntesis,  pois em comboios com reserva de lugar terá que ser o lugar que consta no bilhete.
Esperando que com isto os apeanços diminuam substancialmente, despeço-me com amizade.

3 comentários:

  1. Vão por dentro do comboio porque está fresco do AC. E depois mudam para a UQE seguinte para ficarem mais a frente. Ou então é para ver se encontram alguém conhecido. Pelo menos onde vivo vejo poucos ficarem apeados. Só os que chegam depois da hora de partida.
    Mas são bons concelhos.
    E outro também bom para os IC e Alfa é dar os beijinhos à tia, mãe e prima antes do comboio chegar à gare.

    ResponderEliminar
  2. No Rossio é frequente ver-se disto e é extremamente divertido ficar-se do lado de dentro de um comboio já em andamento a ver a cara dos que ficaram do lado de fora não por terem chegado atrasados mas por terem resolvido ir a correr pela gare ou, à última hora, mudar de UQE.
    Também já assisti, igualmente no Rossio, ao contrário, a quem, querendo ficar ali, acabasse por seguir viagem até Campolide: o comboio chega, todos saiem e alguns, para ganhar tempo, resolvem passar para a outra plataforma passando pelo comboio que lá está estacionado à espera de via para partir. E por vezes só têm tempo de entrar! :D

    ResponderEliminar
  3. ahaha mega lol essas transições. Eu gosto é de os ver no metro a correr para a porta tipo Indiana Jones mas de lado.

    ResponderEliminar