quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Prémios 2008

Agora que findou mais um ano, é altura de fazer um balanço do que se passou e para tal nada melhor que atribuir prémios em várias Categorias subdivididas por Prémios, a saber:

Categoria Políticos e Suas Políticas

Prémio “O acossado”
VENCEDOR: Cavaco Silva, por ter feito um comunicado em que se demarcava de eventuais ligações ao BPN surgidas, supostamente, após rumores e boatos que circularam não se sabe muito bem por onde, já que a maioria dos portugueses só ouviram falar desses mesmos rumores e boatos precisamente quando o comunicado foi transmitido!

Prémio “Pena não ter feito nada quando fui governo”
VENCEDOR: Paulo Portas, pelas suas constantes soluções para os mais diversos problemas da nação!

Prémio “Renovação recauchutada”
VENCEDOR: Manuela Ferreira Leite. Já foi ministra da educação quando eu era estudante e não gostei, foi ministra das finanças quando eu era (e ainda continuo a sê-lo) contribuinte e também não gostei. Esta senhora vai trazer o quê de novo? É que nem aquele que é apontado como candidato do PSD à CMLisboa é uma inovação! Fica este pequeno gráfico com a evolução do PIB entre 1998 e 2008. Se quiserem saber quem era o ministro das finanças naquele "baixio" de 2003 vejam aqui. Não é para defender o "engenheiro" Sócrates, mas como a memória dos eleitores costuma ser bastante curta...

Prémio “Emprego qualificado”
VENCEDOR: A política de emprego do governo de Sócrates para quem os Call Centers são o supra-sumo dos empregos qualificados e bem pagos. Tristeza de ideias, é só o que me ocorre.

Prémio “Ai que já me troquei toda”
VENCEDOR: Ana Paula Vitorino, pela confusão que fez durante a apresentação das novas extensões do Metropolitano de Lisboa relativamente ao tamanho de uma delas, entre Amadora-Este e Reboleira (200 metros segundo a senhora secretária-de-estado!).

Prémio “Jamé direi jamé
VENCEDOR: Mário Lino, pois está claro.

Prémio “Um dia eu direi uma coisa acertada”
VENCEDOR: Manuel Pinho. Precisam que eu faça um desenho?

Prémio “Pelos trabalhadores, contra o capital”
VENCEDOR: Senhor presidente da junta de freguesia de São Vicente de Fora, concelho de Lisboa, eleito pela CDU e que, como afirmei aqui, se recusava a pagar o que devia aos professores de natação da piscina municipal de Alfama por “motivos políticos”. Avante camarada, avante!

Prémio “República Anarquista Portuguesa”
VENCEDOR: Bloco de Esquerda. A “necessidade de liberdade” destes senhores é tanta que chegaram a dizer que “o PCP se colou à extrema-direita” quando este último partido pediu mais policiamento depois de um Verão assaz problemático em termos de segurança pública! Pelo menos têm uma coisa fora do comum face a outras forças políticas: são coerentes. Ainda me lembro do programa do BE para JFBeato apresentado nas eleições de 2005, onde defendiam a criação de jardins e áreas ajardinadas por forma a que os toxicodependentes tivessem “um local condigno onde passar o dia”. Felizmente que o BE nunca irá ganhar eleições (espero eu)!

Prémio “Raciocínio profundo”
VENCEDOR: Partido Nacional Renovador. Para este partido os estrangeiros são a origem de todo o mal do mundo (português, entenda-se). Quem sabe se parte dos crimes que têm ocorrido não tem o cunho destes senhores? Não seria a primeira vez, em termos históricos, que tal aconteceria, já para não falar no caso de um dos dirigentes desta área política que foi condenado por posse de um arsenal bélico ilegal. No dia em que eles conseguirem fazer o que se propõem (pôr os estrangeiros todos daqui para fora) tenciono contratar um deles para me vir fazer as limpezas cá de casa! Tal como o BE, felizmente que o PNR nunca irá ganhar eleições (espero eu)!

Prémio “Baixa as calças”
VENCEDOR: Governo britânico que acedeu à criação de tribunais islâmicos no Reino Unido!

Prémio “Omnipresente”
VENCEDOR: Ana Paula Vitorino (a mulher é boa nisto de ganhar prémios), pela enorme quantidade de vezes que aparece em público a anunciar não se sabe bem o quê. Fizesse mais e melhor e aparecesse menos, era o que os verdadeiros especialistas e entusiastas em matéria de transportes desejavam.

Prémio “Ética? Moral?”
VENCEDOR: Betoneira, perdão, Ferreira do Amaral pela sua resposta sobre se achava moral ter ido para a presidência da Lusoponte. Claro que é perfeitamente normal, afinal de contas o ministro das obras públicas, transportes e comunicações que deu a concessão de todas as pontes sobre o Tejo a jusante de Vila Franca até se chamava Betoneira, bolas, lá estou eu, Ferreira do Amaral.

Prémio “Moral? Ética?”
Vencedor: Jorge Coelho por ter feito uma parecida com a do Betoneira… não, porra, do Ferreira do Amaral, ao ter ido para a presidência do grupo Mota-Engil, depois de ter sido ministro das obras públicas, transportes e comunicações. Estranhas ligações estas entre antigos “donos” do MOPTC e as empresas de construção civil ou concessionárias de bens públicos. Pelo meio fica a história do prolongamento da concessão do terminal de contentores de Alcântara até 2052!

Prémio “Em defesa dos desfavorecidos”
Vencedor: Almeida Santos. Já nos tempos em que era a 2ª figura do Estado Português, que é como quem diz, Presidente da Assembleia da República, este senhor se preocupava muito com a “injustiça” remuneratória em que os deputados viviam/vivem! O último episódio desta saga deu-se quando quis justificar as faltas constantes dos deputados às sextas-feiras precisamente com a má remuneração dos mesmos: os homens (e mulheres) têm que fazer isso para poderem manter a sua vida profissional fora do Parlamento, caso contrário sentiriam grandes dificuldades financeiras! Que falta de decoro!

Categoria Transportes

Prémio “Nem assim”
VENCEDOR: Companhia dos Carris de Ferro de Lisboa. Segundo dados publicados na imprensa em Agosto, no 1º semestre do ano, altura em que os preços do petróleo e dos combustíveis bateram todos os records criando assim uma conjuntura favorável ao uso dos transportes públicos a Carris conseguiu ser, de todas as empresas públicas de transportes que publicaram os seus resultados, uma das duas a registar quebras de procura, perdendo 1,5 milhões de clientes. É obra! A outra foi a Transtejo que perdeu 200.000 passageiros).Na altura a Administração da empresa alegou que essa perda se devia à transferência de passageiros para o metro. Infelizmente o ML não disponibilizou números para confirmar isto, mas tenho algumas reservas quanto a essa explicação, já que o ML defende-se sempre das críticas aos enormes intervalos de tempo entre passagens de comboios precisamente com a redução da procura. A Carris também se procurou defender dizendo que “a partir de Setembro” as coisas podiam mudar “com o início do ano lectivo”! Mas durante todo o primeiro semestre do ano as escolas lisboetas estiveram fechadas? Algo vai muito mal nos transportes públicos da capital.
Tenho pena de não ter reencontrado o tal artigo quando decidi dar estes prémios, mas houve mais alguém que leu o mesmo que eu li.

Prémio “Renovação de frota”
VENCEDOR: Companhia dos Caminhos-de-ferro Portugueses, pela renovação efectuada na frota de automóveis do Conselho de Gerência e das Comissões Executivas das várias Unidades de Negócio numa altura em que só se fala de crise e em que a frota de material do serviço regional anda a cair de velha, com paragens de comboios e supressões de serviço frequentes.

Prémio “Imobilização geral”
VENCEDOR: Lisboa e toda a Área Metropolitana, quer pelos transportes públicos que estão cada vez piores (a terminarem mais cedo, com menor frequência e cada vez mais desconexos), quer ainda pelos constantes encerramentos e cortes de artérias ao trânsito pelas mais diversas razões, desde feiras como a do Terreiro do Paço ao Domingo, até à realização de muitas (demasiadas) provas desportivas, passando ainda pela segurança de uma certa embaixada e pela realização de actividades publicitárias a diferentes marcas de automóvel! Fica na minha memória o Dia Europeu Sem Carros, com o caos instalado na Rua dos Fanqueiros!

Prémio “Brincar ao faz de conta”
VENCEDOR: Quem quer que seja que tenha tido a ideia idiota de criar serviços especiais e gratuitos de transporte aos fins-de-semana para levar os noctívagos não se sabe muito bem para onde. Os outros, os que trabalham, além de terem que pagar as viagens têm carreiras com frequências menores que algumas das que foram “inventadas” nesta ocasião! Assim se faz de conta que se está a apostar nos transportes públicos.

Prémio “Apoio aos calões”
VENCEDOR: Quem quer que seja que tenha tido a ideia idiota de apenas permitir o cartão 4_18 aos estudantes do ensino primário e secundário. Um aluno que nunca chumbe e que entre com 18 (ou até mesmo 17) anos na universidade perde o direito ao cartão. Um que tenha essa idade e que seja um burro de primeira, nunca tendo passado do 1º ano (é possível isto acontecer actualmente?), pode ter o cartão!

Prémio “Somos uns gajos porreiros para tramar os outros”
VENCEDOR: Metropolitano de Lisboa por apresentar no seu site o projecto de prolongamento da linha amarela entre o Rato e a Estrela nos seguintes modos: “A construção desta nova estação melhorará as condições de mobilidade da Estrela, uma zona com densidade habitacional elevada, mal servida de transportes públicos e com poucos lugares de estacionamento.” A Carris agradece e eu pergunto: então e porque não alargar a rede a outras zonas tão mal ou ainda pior servidas de transportes que a Estrela? A fonte desta sapiência fica precisamente aqui.

Categoria Sociedade

Prémio "Infalível"
VENCEDOR: A justiça (?) portuguesa. Desde cidadãos estrangeiros que são apanhados com um arsenal bélico de fazer inveja a muitos exércitos, até ao cidadão português que desatou aos tiros numa esquadra ferindo gravemente um homem que ia apresentar queixa contra ele, toda a gente fica solta! No fim do ano ainda tivemos o caso incrível de um homem que degolou uma mulher e mesmo assim o “máximo” que conseguiu foi ficar preso em casa guardado pela GNR!!!!

Prémio “Com amigos destes”
VENCEDOR: Querqus e a sua rúbrica televisiva “Minuto Verde”, pelo efeito contrário que aquele programa me cria relativamente à causa ambientalista. Sózinhos fazem mais que todos os detractores da causa juntos! ‘Bora deitar abaixo umas árvores? Estas pessoas viverão em que planeta?

Prémio “Deixa ver se ninguém me vê”
VENCEDOR: SOS – Racismo. Por onde andavam quando ocorreram os problemas com alto teor racista entre africanos e ciganos na Quinta da Fonte? Pois é! O racismo não é só da maioria étnica contra todos os outros!

Prémio “A gente semos pobres
VENCEDOR: Ciganos da Quinta da Fonte. Casas com rendas de 4 a 5 euros/mês que não pagam, atingindo os muitos milhares de euros as dívidas acumuladas sem que sejam despejados, como acontece a qualquer outro cidadão nas mesmas condições, e ainda se queixam que ficaram “sem os plasmas e as playstations” e mais não sei o quê. Tenham vergonha!

Prémio “Jornalismo-esparguete”
VENCEDOR: Todos os canais de televisão nacionais mais os seus intermináveis noticiários, com muito lixo para encher no meio das notícias que são realmente notícias.

Prémio “Rigor para os outros”
VENCEDOR: António Nunes (da ASAE) que logo nos primeiros minutos do ano se borrifou para “lei do tabaco” recém-entrada em vigor (às 00:00 desse dia). Não era com ele! Teve azar, um fotógrafo apanhou-o em flagrante delito.

Prémio “Não desmaia quando vê sangue, pois não?”
VENCEDOR: Administração Regional de Saúde do Alentejo. A falta de médicos (será?) é tal que a ARS Alentejo chegou a contratar um dentista reformado para preencher uma vaga na urgência de um dos hospitais da região.

Prémio “Teremos os melhores alunos do Mundo e até da Europa”
VENCEDOR: O facilitismo vigente no sistema de ensino português. Depois dos “miraculosos” resultados dos exames de Matemática, em que até os próprios examinandos afirmaram que aquilo parecia um “exame de 4ª classe”, segue-se o Português. Para já o facilistismo vem disfarçado de “Acordo Ortográfico”, o qual deixa cair tudo o que seja consoantes ditas mudas (embora eu não concorde com esta das “consoantes mudas”. Já repararam que acção lê-se de maneira diferente que ação? Pelo menos eu leio de maneira diferente!). Para além destas consoantes há outras alterações como os h’s que desaparecem do início de algumas palavras. As notas irão melhorar com a diminuição dos erros ortográficos! Os 20 valores ainda não estão garantidos pois ter-se-á que continuar a escrever coisas como “que” em vez de “k” ou “acho” em vez de “axo”. Nunka fasselitão a vida ó ppl!

Prémio “Inovar é que é preciso”
VENCEDOR: Pais do Amaral e o seu Grupo Leya. Pela primeira vez em muitos anos consegui ir à Feira do Livro sem comprar nada da Editorial Caminho e das Publicações D. Quixote entre outras, tudo porque o Espaço Leya, nome pomposo para um conjunto de pavilhões arrumados de forma diferente, não me agradou nem me ofereceu o que eu queria. Apenas vendiam o que pensavam que o público queria ou que lhes era mais vantajoso vender e isto depois de uma teimosia que por pouco não fechou a Feira do Livro de Lisboa 2008 ainda antes da mesma abrir. Mas isto é apenas fruto de uma opinião demasiado pessoal.
O pior veio em Setembro, com o início do ano lectivo e uma enorme falta de manuais escolares, todos eles editados por editoras do Grupo Leya, o qual não foi capaz de prever ou planear com a devida antecedência a procura que esses manuais iriam ter. Vantagens das concentrações empresariais e da arrogância de quem gere tudo isto.

Que 2009 traga menos prémios destes, são os meus mais sinceros votos!

Sem comentários:

Enviar um comentário