segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Por uma questão de justiça

Digo sempre mal da Carris, concordo, mas desta vez vou dizer bem da Carris, ou melhor, de um motorista da Carris, do qual não sei o nome, mas que conduziu o autocarro da carreira 759 que saiu hoje dos Restauradores às 20:22.
Este motorista fez-me lembrar os da "velha guarda". Chegou aos Restauradores vindo da Estação do Oriente, fez todas as formalidades de fim de viagem, virou a bandeira e, ao contrário do que acontece com muitos outros colegas, dirigiu-se logo para a paragem, permitindo assim que as pessoas que lá se encontravam à espera não ficassem ao frio, mas sim comodamente sentadas dentro do autocarro enquanto não chegasse a hora de partida.
Quando chegaram as 20:22, hora de saída dos Restauradores, arrancou, mas parou logo de seguida para permitir que um passageiro que vinha a correr do lado da Avenida (ou seja, pelo lado de trás do autocarro) entrasse. Muitas vezes os colegas deste motorista nem quando têm um passageiro vindo de frente param! O mesmo se passou em Santa Apolónia, quando uma passageira atravessou a Infante D. Henrique a correr e ele esperou que ela chegasse à paragem, mesmo estando o semáforo aberto para o autocarro!
Saí daquele autocarro a pensar na razão para que a maioria dos motoristas da Carris não façam nada disto. Admito que por vezes possam não se aperceber da chegada de passageiros quando eles já estão a arrancar, mas quando estes estão a correr virados de frente para o autocarro... O mesmo se passa com as paragens nos terminais das carreiras. O que custa aos motoristas terem a porta aberta enquanto esperam pela hora de partida permitindo assim que as pessoas entrem? Chegam até a ficar lá dentro de porta fechada a fumar! Onde é que isto se via antigamente?
São estas pequenas coisas que fazem a diferença entre um bom serviço e um serviço "sofrível", e estas "pequenas coisas", como eu chamei e a que me habituei ao longo dos anos foram, a pouco e pouco, desaparecendo da Carris, principalmente o hábito de nos terminais deixar entrar as pessoas antes da hora de partida.
E para isto não são precisas certificações nenhumas, basta um pouco de educação e respeito pelo cliente.

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