terça-feira, 1 de julho de 2008

O grande sucesso dos transportes públicos portugueses

Ultimamente têm-se repetido as notícias na comunicação social que referem o aumento do número de utentes dos transportes públicos nacionais, situação que não se registava há vinte anos. Todos os transportadores estão satisfeitos com isso, o que é natural, e, penso eu, qualquer defensor do uso dos transportes públicos como base de uma sociedade sustentável quer ecológica, quer economicamente também o está.
Mas o problema do actual contexto surge quando se pergunta aos novos utentes dos transportes públicos o que os levou a mudar. A reposta é, invariavelmente, o custo dos combustíveis. Nenhum ou quase nenhum diz que o fez por o serviço prestado pelas empresas de transportes públicos ser bom ou, pelo menos, menos mau que o uso do automóvel.
As empresas de transportes parece que não viram ou não quiseram ver isto. Continuam a propagandear os excelentes resultados em termos de utilização como se isso se devesse a melhorias do serviço por eles prestado. A Carris continua a passar a ideia que a Rede 7 está a ser um sucesso, sendo essa a razão do ganho de clientes. O Metropolitano de Lisboa afirma que isso se deve à inauguração da ligação a Santa Apolónia, a CP diz que tal se deve à reabertura do Túnel e Estação do Rossio (em Lisboa) e aos investimentos feitos em material nos últimos anos (no Porto).
Mas se as pessoas afirmam que fizeram esta mudança apenas porque os combustíveis estão caros, o que acontecerá quando o preço (relativo ou absoluto) destes baixar? Ou quando os carros eléctricos ou movidos a pilha de hidrogénio (também são eléctricos, sendo o hidrogénio usado apenas para gerar a electricidade) se tornarem mais acessíveis e mais fiáveis? E estes cenários ainda se agravam mais pela atitude das várias administrações das diversas empresas, que insistem em passar a ideia que as políticas que têm seguido estão a ter bons resultados, escondendo assim a realidade dos transportes públicos em Portugal.
Esperemos para ver o que o futuro nos reserva.

Sem comentários:

Enviar um comentário