sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Massagens chinesas

Tenho andado aflito do meu ombro direito, sequelas da luxação que sofri em Setembro do ano passado. Tenho também andado com dores na coluna, na região lombar, dores essas que estão a desenvolver-se numa ciaticazinha de me fazer prender a perna!
Várias pessoas me sugeriram massagens chinesas. Todas elas já lá foram, todas se deram bem e por isso, pensei eu, o que me custa tentar? Acabei por lá ir na sexta-feira da semana passada.
A experiência foi péssima e uma desilusão total. Sabia que ia sair de lá todo dorido, mas nunca pensei que as dores na região lombar se propagassem também à região cervical, nem que o problema no ombro acabasse numa associação com um torcicolo duplo e um braço cheio de nódoas negras e de tal forma magoado que até a esponja do banho me magoava! Tenho passado uma semana terrível e no emprego passo o tempo a levantar-me pois a minha coluna não aguenta muito tempo aquela cadeira pavorosa que a minha entidade patronal me disponibilizou.
A sessão começou com uma consulta normal em que expliquei as minhas queixas. Seguiu-se a parte "física". Quem me massajava só me falava em "energias" e indicava-me locais onde se sentiam uns "altos" e onde eu sentia, invariavelmente, dor. Ao fim de um tempo de massagem começou a repetir várias vezes "o calor que está a sair. Isto é da energia acumulada". Na minha ignorância apenas conseguia pensar que todo aquele calor só poderia ser provocado por aquela "estranha" associação de factores que foi ter tido uma aula de natação (40 minutos em que faço sempre entre 1100 a 1300 metros), mais o duche e por fim toda aquela "massajação". Claro que o calor "energético" que o meu corpo emanava teve o condão, na altura, de me fazer passar pelo sofrimento sem sentir grandes dores enquanto a sessão durava.
Quanto aos tais "altos" que me doíam, passado 2 dias resolvi pesquisar o que há por baixo da pele naqueles pontos (vantagens de nunca ter saído da idade dos porquês, mas de já não aceitar os "porque sim"). Peguei numa enciclopédia médica que há cá por casa e descobri que aqueles pontos coincidiam com a junção dos músculos aos ligamentos! Se era para ter ou não "altos" nessa zona não faço ideia, mas pelo menos agora percebo ou penso perceber porque me doía sempre que me espetavam os dedos nessas zonas. Acho que os ligamentos não foram feitos para andarem a ser pressionados daquela forma!
E claro, sempre a conversa das "energias". Pareceu-me que aquilo era, para além de muito físico, também uma questão de fé. A forma como falavam, como diziam que eu tinha que "acreditar" fazia-me lembrar uma cerimónia de conversão a uma qualquer seita. Para um ateu este tipo de coisas é pior que fazer das tripas coração! Nunca peçam a um ateu para "ter fé" ou "acreditar". É o mesmo que dizer a uma pessoa de fé (lá está a palavra) que Deus não existe!
Para além das dores, outro resultado desta aventura foi ter aumentado o clube de indivíduos que olham para mim de lado, como quem olha para uma atracção de um freak show. Todos são "chinesamente" massajados e ficam felizes por isso. Eu fico pior. Assim, como se não bastassem as dores e o mal-estar ainda fiquei com a minha auto-estima diminuída. Sinto-me um anti-social nato.
Muita gente também me disse que, provavelmente, eu estaria tenso, daí as coisas não terem corrido bem. Admito que sim mas que querem? Para a medicina chinesa tudo está ligado e enquanto levava aquela sova falaram na ligação ao intestino grosso. Caramba, depois do braço direito e das costas terem sido bem calcados durante uma hora, que homem consegue descontrair ao ouvir falar no seu intestino grosso e imaginar o que se segue?

Sem comentários:

Enviar um comentário