quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Chiado

Faz hoje 23 anos que o Chiado ardeu. Naquele ano de 1988 o dia 25 de Agosto também calhou a uma quinta-feira. Da minha casa, em Xabregas, apenas se viam muitos carros de bombeiros a passar em direcção à Baixa e uma coluna enorme e muito negra de fumo a dirigir-se para o lado de Almada.
Na rádio não se ouvia mais nada, a não ser notícias de mais um prédio a ser tomado pelas chamas. A RTP também ocupou boa parte da emissão desse dia, ou mesmo toda, com a notícia do incêndio.
Encontrei no Youtube alguns vídeos sobre o incêndio do Chiado. Escolhi este!
E escolhi-o por causa do que se ouve por volta do minuto 7:40, como homenagem a todos os bombeiros, tanto pela escassez de equipamento que possuíam (recorde-se que o incêndio só começou a ser controlado com a chegada dos bombeiros do aeroporto, muito melhor apetrechados), como  pelos riscos que correram (um deles viria a falecer devido aos ferimentos sofridos).
Nesse tal minuto 7:40 Mário Crespo questiona o comandante dos bombeiros sobre quanto tempo podem estes operar no meio de todo aquele fumo. A resposta foi espantosa: "o bombeiro está um pouco habituado ao fumo, suporta bem", como se a capacidade de inalar monóxido de carbono fosse uma questão de hábito, uma coisa que se treina!

1 comentário:

  1. oooh o bombeirês está em extinção! já não se encontram falantes deste calibre!

    ResponderEliminar