sábado, 20 de novembro de 2010

Baixa política

Em Alcântara-Mar dei de caras com o cartaz que ilustra este post: "Afinal, quem ganha com isto?". Segue-se uma lista de itens: "Mais 350 camiões por dia | 500 milhões de euros dos contribuintes | 6 anos de obras". Pelo local onde o mesmo se encontra e pelos "mais 350 camiões por dia", depreendo que o conteúdo do cartaz é relativo ao terminal de contentores da Liscont. Quem o assina é a concelhia de Lisboa do CDS[-PP], o mesmo partido cujo líder, enquanto ministro da defesa, assinou contratos de muitos milhões e que agora se diz terem sido lesivos aos interesses do Estado! Ainda para mais sendo o objecto destes contratos a aquisição de coisas de utilidade questionável, ao contrário de um porto comercial que, independentemente da forma como foi concessionado, sempre será uma mais valia para a cidade e país onde se encontra, sejam eles quais forem!
Do outro lado da cidade, no Parque das Nações, o primeiro-ministro português anunciou aos seus congéneres nateiros que Portugal se encontra em condições de enviar mais homens para o Afeganistão! Mais tarde, já para os jornalistas, explicou que isso é possível devido à saída de forças portuguesas de outras missões. Ora, se a partir de 1 de Janeiro, teremos todos nós que pagar mais impostos, nalguns casos passar a receber menos ordenado bruto e estando o Estado "obrigado" a reduzir a despesa (cortando, como sempre, na parte que não deveria cortar), porque motivo não poderão essas forças que saem de uns palcos de operações voltar à base poupando assim mais uns quantos milhões?
É esta a alta política portuguesa que explica o crescente desinteresse dos eleitores nacionais por tudo o que diz respeito a quem nos dirige.

Sem comentários:

Enviar um comentário