segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Na D. João V


Foto obtida via Google Maps

Hoje ao almoço, ao passar pelo Largo do Carmo, fiquei a falar do eléctrico do Carmo e de como sabia bem ir dali até às Amoreiras de eléctrico. Como a conversa tem destas coisas, acabei por me lembrar de uma loja muito engraçada que havia na Rua D. João V, entre o Rato e as Amoreiras, e à qual fui várias vezes no final da minha juventude, início da idade adulta.
A loja era de um senhor já de idade e para lá irmos tinhamos primeiro que nos deslocar a uma papelaria, também sua propriedade e que se situava na porta ao lado, para que ele fosse abrir a loja.
Depois da porta aberta entravamos num mundo estranho, feito de kits de todas as marcas, escalas e temas, do chão até ao tecto. Apesar do aparente caos, o dono sabia onde estavam as coisas, as quais, e se não me atraiçoa a memória, estavam organizadas por temas, depois por marcas, dentro destas por escalas e finalmente pelo preço, estando os mais caros no topo daquele monte.
Infelizmente tanto a loja dos kits como a papelaria já desapareceram. Não sei o que foi feito daquele incrível stock, mas uma pequeníssima parte dele ainda anda lá por casa, uns já montados outros ainda à espera que surja a oportunidade para tal.
Na foto que ilustra este post podem ver onde ficavam a papelaria (onde hoje se situa o cabeleireiro) e a loja dos kits, do lado direito da imagem, por trás do Fiat Punto (as janelas junto ao chão também pertenciam à loja).

2 comentários:

  1. Fui lá uma vez, nos idos 90's. De facto, lembro-me que tinha uma grande variedade de Kits, dioramas (lembro-me de um que ficou na minha wish list, até hoje, sobre Isandhlwana, uma batalha da guerra Zulu de 1879)e soldados. Acho que comprei lá um kit do Bismark, da Airfix. É pena que já não exista mais a não ser na memória de quem por lá passou.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Rolando, dizem as boas línguas que ainda lá estarão coisas desses tempos. Aparentemente apenas a papelaria (agora cabeleireiro) saíu das mãos da família. Um dia, quando estiver de férias, talvez passe por lá para ver (e confirmar).

    ResponderEliminar