terça-feira, 15 de agosto de 2006

Responsabilizar é isto mesmo

No Diário de Notícias de ontem, dia 14, vinha uma pequena notícia de última página que eu achei deveras interessante. O cineasta chinês Chen Kaige foi condenado a uma multa de um valor equivalente a cerca de 9000 €. Tal sanção deveu-se ao facto de o tal cineasta ter causado danos na reserva natural de Shangri-la, no sul da China, durante a realização de filmagens para o filme A Promessa. Depois de meses de investigação, concluiu-se que a equipa de filmagens para além de nunca ter apresentado estudos de impacto ambiental ainda fez umas construções provisórias que afectou a paisagem das margens do lago Bigu. Para além do cineasta, também o governo regional foi condenado por negligência, embora a notícia não indique qual a sanção aplicada. Isto passou-se na China.

E nesta merda de país, que se chama Portugal, como seria?

Cá nunca ninguém sabe de nada, nunca ninguém é culpado, agem sempre de boa-fé e enfim, são todos uns santos.

O presidente da CML, por exemplo, faz negócios esquisitos com um construtor que depois vem a construir na Av. Infante Santo um mamarracho, sem que para isso tivesse pago à CML o que deveria, mas que afinal até pagou, através da troca feita com a CML de uns terrenos ou edíficios, mas que afinal ainda deveria ter que pagar qualquer coisa, e .............. uma grande embrulhada pela qual ninguém é culpado, como sempre.

Na Madeira temos um governo regional que desbarata os dinheiros publicos enviados pelos explorados do território continental e a quem ele achincalha constantemente. Como se isso não bastasse a Madeira é, tal como qualquer ilha tropical ou sub-tropical que se preze, uma espécie de empresa familiar, com os cargos políticos todos bem distribuídos por familiares, amigos e outros lambe-ânus que por lá deambulam. Mais uma vez ninguém é culpado de coisa nenhuma.

Tivemos um presidente de câmara em Lisboa e que mais tarde foi Primeiro-Ministro, que em ambos os cargos só fez merda, mas, como sempre, ninguém é culpado de nada.

Nas empresas públicas sempre tivemos administradeiros com camisas da côr da moda da altura que só fizeram merda e rebentaram com aquilo tudo. Ninguém é responsável por nada.

Um ex-ministro do CDS/PPopularucho andou metido nuns negócios estranhos relativos a um empreendimento turístico do BES (amén) que provocou o abate de não sei quantas centenas de sobreiros na zona de Salvaterra de Magos, mas, e apesar da lei dizer o contrário, parece que não houve delito.

E o rol segue interminavelmente.

E depois admiram-se que os chineses estejam a tomar conta disto tudo. É que este tipo de impunidade e desresponsabilização que por cá grassa espalha-se por todo o país e por todas as pessoas. Eu próprio também já entrei no jogo. Para quê preocupar-me em fazer bem ou pelas regras se ainda sou penalizado por isso. O que eu quero é viver a minha vidinha e o resto que se lixe.

Enquanto isso os chineses vão subindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário