sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vale tudo em Xabregas

Um conhecido restaurante de Xabregas resolveu criar um parque de estacionamento para os seus clientes.
Até aqui tudo bem.
O problema foi a forma como o fizeram, principalmente no que diz respeito à sinalização.
Nesta imagem vemos como era o cruzamento da Rua da Manutenção com a Avenida Infante D. Henrique e a sinalização que existia antes da construção do tal parque.
Quem vinha da Rua da Manutenção tinha um sinal de cedência de prioridade (que, inexplicavelmente se repetia mais à frente, já no semáforo) e um sinal de viragem obrigatória para a direita. Ainda havia 2 pilaretes entre o sinal e o semáforo.
Depois de construído o parque de estacionamento do tal restaurante o que aconteceu a tudo isto? O que se vê nas fotos seguintes!
O sinal que antes se apresentava aos condutores que vinham da Rua da Manutenção passou a estar literalmente agarrado por arames ao semáforo e virado para a saída do tal parque de estacionamento! Neste momento quem vier da Rua da Manutenção não tem qualquer sinal a indicar que é obrigatório virar à direita!
Também os dois pilaretes desapareceram, tendo o passeio ficado neste belo estado!
E, claro, ainda poderia referir a subtileza de quem permitiu (se é que alguém permitiu) a construção deste parque com entrada e saída directamente para um cruzamento, com o portão situado nas costas de quem olha para o semáforo na posição em que foi fotografado na segunda foto.
Não há fiscalização? A polícia municipal existe apenas para estar a olhar para o trânsito na Rua do Ouro? Alguém aprovou semelhante aberração? E se sim não se pode despedir com justa causa?
Ficou ali uma linda obra, não haja dúvida!

Adenda a 1 de Agosto
Fui hoje informado pela J.F. Beato que o sinal foi removido do local não pelos proprietários do tal estacionamento, mas sim pelos responsáveis de uma obra da rede de gás canalizado, tendo a J.F. Beato reenviado o caso para a C.M.Lisboa.

2 comentários:

  1. A autorização e fiscalização deste tipologia de intervenção são da competência da Câmara Municipal de Lisboa.

    Após deslocação de elementos da Junta de Freguesia do local, concluímos que a deslocação do sinal se deve a obras relacionadas com a estrutura de gás canalizado. Algo visível não só pela sinalização de obra existente, como também pelo cheiro a gás que dali emana.

    Não obstante, já foi feito o reencaminhamento em relação à questão sinal, que se assume de particular importância para quem se desloca em Xabregas.

    ResponderEliminar
  2. E eu acabei por escrever aquela adenda antes de ter ido ver se havia comentários...

    Aqui fica a resposta por parte da Junta de Freguesia do Beato.

    ResponderEliminar