quinta-feira, 10 de março de 2011

Humildade à moda da Carris

Tenho estado a seguir com bastante gozo uma discussão que se gerou na página que a Carris tem no Facebook sobre as últimas alterações à rede da Carris sem a correspondente actualização da informação disponibilizada no site da empresa.
Como entretanto a discussão esmoreceu um pouco, dediquei-me a vasculhar o resto da página. Reparei, sem grande surpresa, que sempre que alguém critica ou simplesmente faz uma sugestão (algumas até bastante válidas), aparecem logo respostas de outros utilizadores que me parecem ser funcionários da empresa, a julgar pela leitura dessas respostas, as quais são sempre num tom depreciativo, mesmo quando a questão inicial é colocada de forma educada.
Desde frases como "este pensa que sabe tudo", a "oh nome de alguém, não conheces um administrador para contratarem o senhor nome de quem fez a sugestão para gerir a Carris?", vê-se um pouco de tudo.
Mas este tipo de atitude não é exclusivo de alguns funcionários. O pior de tudo é que a própria Carris trata também assim os clientes, quando se trata de responder a sugestões ou até simples alertas de coisas que precisam ser corrigidas, nem que seja uma simples placa de paragem que tenha ficado com um erro na numeração das carreiras.

Também trabalho numa empresa de transportes e sei que muitas vezes o que chega à "caixa de sugestões" (e de queixas) não se aproveita, quer pelos termos com que são colocadas as coisas, quer pelas ideias em si, mas no meio de todo esse "joio" há sempre alguns "grãos" que se forem bem tratados poderão germinar.
Mas para que isso aconteça é condição obrigatória que não se tratem os clientes que se dão ao trabalho de alertar e de sugerir com a arrogância e a prepotência que têm pautado a conduta da Carris nestes últimos anos no que diz respeito à sua relação com os clientes.
E desta forma todos perdemos, mas quem mais perde é a própria empresa, agora e no futuro.

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