domingo, 21 de julho de 2013

Reformas da organização territorial

Recebi há dias uma carta da Direcção Geral de Administração Interna (mas já escrita naquela coisa a que agora se chama português). Abri-a para ver de que se tratava.
Não era mais que um novo "cartão" - força de expressão, pois mais não é que um pequeno rectângulo de papel - de eleitor, com uma arengada de 3/4 de página A4 a explicar que por causa da nova organização administrativa teve que se alterar também o recenseamento eleitoral. De acordo ainda com o texto, houve a preocupação de não alterar os antigos números de eleitor tendo-se optado por acrescentar uma letra que antedece o tal número. Segue-se mais uma quantidade de texto a informar que continuarei a votar no mesmo local e mais umas quantas de coisas.
A seguir vem o tal rectângulozinho que é agora o dito cartão de eleitor.
Ponho-me a olhar para aquilo e nada! Está igual ao que era, incluindo o número que manteve quer o caracter inicial quer a parte numérica exactamente iguais!
Ao fim de um bocado lá percebi o que tinha mudado: apesar da minha freguesia continuar a existir, alguém achou por bem alterar-lhe o nome, passando de um "Santa Maria dos Olivais" para um mais curtinho "Olivais"!
O que se ganha com tal medida e quanto é isto custa a todos é que é para mim um mistério!

1 comentário:

  1. Caro Ricardo Moreira
    Então não é usual se votar no local de residência? Será que o amigo ainda não alterou?
    Só assim se compreende a carta que recebeu, além de não vir a confundir os cidadãos lisboetas de «SANTA MARIA DOS OLIVAIS» com a actual «SANTA MARIA MAIOR».
    A sua freguesia de residência ainda mantém as mesmas "qualidades" e "sabores". E viva o C.O.L.
    Um abraço
    APS

    ResponderEliminar