segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Diário do Passageiro

Está muito calor e por isso hoje resolvi apanhar o 759 nos Restauradores, em vez de fazer a habitual caminhada desde a Estação do Rossio até Santa Apolónia, onde costumo apanhar o autocarro.
O azar começou logo que cheguei à paragem: o autocarro tinha acabado de partir.
Como o próximo seria daí a 12 minutos (às 18:14) e estava realmente muito calor, deixei-me estar, embora com algum receio por causa das obras do Terreiro do Paço e do caos que elas provocam.
Por volta das 18:10 fiquei mais tranquilo: tinha chegado um 759 ao outro lado da praça, do lado dos CTT!
Às 18:14, hora da suposta partida, nada! O tal autocarro continuava parado do outro lado!
Às 18:15 aparece um segundo 759 que pára atrás do primeiro. Cerca de dois minutos depois arranca! Pode ser que tenhamos sorte e este segundo autocarro seja afinal o das 18:14 que se atrasou!
Desilusão: o tal segundo autocarro acaba por estacionar já do lado do Palácio Foz, atrás de outro autocarro que fazia a carreira 709!
Três minutos depois, por volta das 18:20, o primeiro autocarro, o tal que tinha chegado às18:10, arranca finalmente, dá a volta no cruzamento da Avenida com o Largo da Anunciada e... segue em direcção ao Rossio pela faixa central dos Restauradores com a bandeira de RESERVADO (e a chapa bem visível da carreira 759!)!
Finalmente, às 18:23, o segundo autocarro lá saiu do sítio onde tinha estacionado (entretanto o 709 já havia partido) e lá tivemos, finalmente direito a um autocarro, dentro do horário da carreira, mas 24 minutos depois do último ter saído!

No final...
  1. Acabei por chegar a casa mais tarde do que é habitual com a tal caminhada;
  2. Não percebi a razão daquele primeiro autocarro ter saído à hora a que saiu como reservado, depois de ter estado 10 minutos parado, e ainda por cima em direcção a nenhuma estação de recolha (se o fizesse iria, com toda a certeza, pela Avenida e não pelo Rossio e ainda justificaria a sua saída de serviço com uma hipotética avaria);
  3. Verifiquei que apesar do caos no trânsito, os autocarros até estão a chegar a horas ao terminal dos Restauradores, a Carris é que depois não os põe a andar;
  4. Fiquei com vontade de deixar de ser cliente e passar a ser apenas utilizador!

2 comentários:

  1. Há uns dias tive uma experiência semelhante. O autocarro chegou ao terminal cinco minutos depois da hora de partida, a um domingo; o motorista parou e calmamente foi comer uma sandes. Resultado: saímos com doze minutos de atraso.
    Fiz queixa para o Provedor. Resposta: o autocarro atrasou-se no Cemitério de Benfica. Ah... isso explica os sete minutos extra que o senhor esteve a comer, que eram o ponto da reclamação...

    ResponderEliminar
  2. Essa da paragem para o lanche também já me "serviram" naquele terminal do 759! E no final ainda tivemos direito a ouvir um pedido do motorista para nos despacharmos porque "já estamos atrasados" e seguiu-se um rally!
    Desde então comecei a reparar que com esse motorista saíamos invariavelmente atrasados dos Restauradores e sempre pela mesma razão: o senhor ia para a Taverna Imperial e deixava-se lá ficar, fazendo depois uma viagem a velocidades altas para compensar o atraso (um dia até se ia despistando ao virar em direcção à Alfândega quando saiu da Rua do Ouro, tendo o autocarro ficado de frente para o passeio que ali existia antes, entre o arruamento norte da Pr. Comércio e a faixa dos eléctricos)!
    Já há algum tempo que não o vejo por aquela carreira...

    ResponderEliminar