segunda-feira, 28 de junho de 2010

Não havia necessidade!

Nas últimas férias, passadas em Lisboa, minha terra de nascimento e de vida, fui visitar a Sé de Lisboa, importante edifício religioso e monumento nacional do qual apenas conhecia a nave central.
Logo à entrada duas senhoras atenderam-me convidando-me a visitar a exposição situada alguns (muitos mesmo) metros acima, com entrada pelo torreão sul e na qual, para além de muitos paramentos e outras alfaias litúrgicas, estava exposta a Custódia da Sé de Lisboa a qual, segundo palavras das tais senhoras, "é muito mais antiga e valiosa que a Custódia de Belém". Não pensei mais e lá comprei o bilhete, motivado por tão entusiástica descrição da peça e, principalmente, com a comparação feita com a ainda mais famosa Custódia de Belém, a qual tinha tido o privilégio de a ver uns meses antes no Museu Nacional de Arte Antiga.
Depois de uma subida por uma escada que parecia nunca mais acabar lá cheguei a uma sala cheia de expositores com todo o tipo de objectos e vestimentas religiosas. Dei a volta da praxe a essa sala e entrei numa outra que me pareceu ter sido uma sala de reuniões e lá estava ela, a Custódia da Sé de Lisboa.
Não vou dizer que me desiludi por ter ou não gostado da peça em si, porque, lá diz o povo, gostos não se discutem e sobre os valores destas coisas ainda menos, acrescento eu. O que me desiludiu foi a conversa  da "treta" que as senhoras me venderam sobre a "antiguidade" da peça. Sim, é antiga, da primeira metade do século XVIII (tal como é indicado na própria legenda que a acompanha), reinado de D. João V (de quem mais poderia ser?) e acredito que seja valiosa, mas daí a dizer que é mais antiga e valiosa que a de Belém, que é datada de 1506 (reinado de D. Manuel I)...
Já dizia o outro, "não havia necessidade"!

O título deste post é uma cópia integral de uma célebre frase de uma não menos célebre personagem de Herman José, o grande Diácono Remédios, Provedor da Herman Enciclopédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário