quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Previsão meteorológica

Estava hoje de manhã cedo a tomar o pequeno-almoço enquanto ouvia o noticiário da TSF. Chegado ao fim e depois de terem estado algum tempo a falar da bola, a emissão muda para o locutor de serviço que informa que "em Berlim estão dois graus negativos", seguindo-se a mesma informação para Lisboa, Porto e Faro. Berlim!? Só depois é que associei aquela informação ao que tinham estado a dizer antes, sobre a bola, altura em que eu não liguei muito ou mesmo nada ao que ouvia.
Nos 20/25 minutos de caminho até ao comboio, e enquanto me tentava abrigar do vento cortante que me batia na cara, fiquei a pensar naquela informação e, principalmente, na forma como a mesma é transmitida. E comecei a pensar que já há muitos anos, desde o aparecimento das TVs privadas e das suas "boas abertas", que em Portugal não se tem informação meteorológica de qualidade, salvo durante a manhã e ao fim da tarde na RTP1. Nas rádios passa-se o mesmo. Por exemplo, na TSF a informação meteorológica é dada, geralmente, a grande velocidade e ainda com uma músiquinha de fundo que não serve para nada a não ser dispersar a atenção do ouvinte (porque será que não usam o mesmo sistema quando falam de futebol?).
Felizmente para mim que existe a internet onde através do INM fico a saber sempre qual a previsão do tempo para os próximos dias e, se o quiser, o porquê do tempo ir estar assim ou assado. E quem diz a informação sobre as previsões do tempo, diz sobre tudo o resto. Na internet posso ter acesso às notícias que realmente interessam filtrando toda a papagueada futebolística, a relevante notícia sobre o maior mastro de bandeira do Mundo ou a pertinente novela do padre que fugiu com a paroquiana (refiro-me à paroquiana boazona, não é à velha que se senta todos os Domingos na primeira fila do lado esquerdo).
Assim vai o Mundo da informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário