segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Simplex

Preciso renovar o BI e como foi anunciado que os diversos impressos poderiam ser obtidos através de download na internet (deixando de ser preciso a sua compra) optei por essa solução.

Depois de uma pesquisa no Google achei a página pretendida (http://www.mj.gov.pt/sections/pessoas-e-bens/identificacao-e-registo/bilhete-de-identidade/renovacao-do-bilhete-de/), onde são indicados os impressos necessários para a renovação do BI (modelo 1 e 11 DRGN/DSIC), mas, para minha surpresa, apenas disponibilizam um deles. O outro terei que o comprar à mesma.

Será isto o grande Simplex que o nosso primeiro tanto apregoa? E se fossem todos bardamerda?

PS:
Tive resposta da reclamação apresentada sobre isto: "Relativamente à questão colocada informamos, os impressos relativos ao B.I. publicitados no Portal são exclusivamente para divulgação, tendo sua aquisição de ser efectuada nos serviços competentes habilitados para o efeito, mediante o pagamento das taxas devidas - exceptua-se as situações previstas na lei.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Quero o meu dinheiro de volta

A Autoridade da Concorrência (AdC) descobriu há uns tempos que as empresas da indústria de sal tinham-se organizado em cartel concertando os preços, o que causou prejuízos para os consumidores num valor estimado de 5,6 milhões de euros. E isto num período de 9 anos, entre 1997 e 2005. As empresas foram a tribunal e condenadas a pagar uma multa elevada por causa disso.

E assim ficamos a saber que andamos a ser prejudicados pela indústria salineira, coisa que não acontece, por exemplo, na banca, onde as taxas de juro dos empréstimos sobem, mas as dos depósitos ficam na mesma, ou na indústria petrolífera, onde os preços dos combustíveis sobem no dia a seguir (quando não é no próprio dia) ao preço do petróleo subir, mas quando este desce os combustíveis já não o fazem.

Da minha parte, e enquanto não sou explorado pela banca ou pelas petrolíferas, vou ver se consigo recuperar os 56 cêntimos que estatisticamente me roubaram por ter andado aqueles 9 anos a temperar as saladas e a sopa com sal!