sexta-feira, 31 de maio de 2013

Quanto nos custará?

Quanto custará ao erário público as obras de "faz-e-desfaz" que se vêem por todo o lado?
Há uns dias falei aqui da parvoíce que a CMLisboa tinha feito nos Restauradores e do perigo a que os automobilistas ficavam sujeitos por causa daquela estupidez.
Hoje voltei a passar por lá e já houve mudanças: apareceu mais uma faixa BUS, a mesma que antes servia para seguir em frente, e o trânsito em geral já só pode seguir em frente e apenas pela faixa da esquerda, a tal que alguém achou que ficaria bem para inverter a marcha!
Ficam as imagens e a dúvida sobre se quem planeia, quem executa e quem controla o que se faz terá alguma noção da realidade!



terça-feira, 21 de maio de 2013

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Trânsito em Lisboa ou Viagem a um universo paralelo

A CMLisboa resolveu dar uma prenda a todos os automobilistas que desçam a Avenida da Liberdade e prossigam pelos Restauradores: uma das faixas passa, subitamente, a ser para virar à esquerda!
Dito assim, parece que nada está mal ou, na pior das hipóteses, aquele "subitamente" mostra que a situação pode estar mal assinalada.
Na verdade está mal assinalada e sinalizada!
É que quem tenha a infelicidade de seguir naquela faixa da esquerda depara-se, de repente e sem que nada o faça prever, com duas setas a indicar que tem que virar à esquerda e com um traço contínuo que o impede de sair dali!
Mas como se isto não bastasse, o semáforo que se situa no fim daquela faixa continua a ostentar um sinal de sentido obrigatório... em frente, sem contar com as setas desenhadas nos focos desse mesmo semáforo!
Perante tal incoerência de sinalização, o que faz um automobilista?
Pode sempre meter-se na faixa imediatamente à direita aproveitando os traços descontínuos que reaparecem no meio do cruzamento, mas tal manobra será sempre uma manobra "à má fila" e com risco de provocar um acidente!
Também pode virar à esquerda, como ordena a sinalização horizontal, mas nesse caso entrará em contradição com a sinalização vertical... E em casos destes, qual é a que prevalece?
E mesmo que a sinalização vertical não-luminosa já estivesse de acordo com a horizontal, continua a haver outro erro tremendo da parte de quem fez esta enorme asneira: os automobilistas que virem à esquerda naquele local e com o semáforo verde, irão encontrar outros que vêm do Rossio... com o semáforo igualmente aberto! Se pelo código da estrada quem se apresenta pela direita tem prioridade, tal regra desaparece quando se passa por um semáforo verde.
O resultado é, no mínimo, curioso: um cruzamento onde os carros podem bater porque avançaram todos com o verde!