terça-feira, 26 de junho de 2012

Terreiro do Paço - Le grand final?

Acabaram (esperemos) as obras da Praça do Comércio!
Passei por lá num destes dias para ver o resultado (e esquecendo-me de ir, propositadamente, à zona da Rua da Alfândega, ao Sul e Sueste e à Ribeira das Naus).
Não consigo chegar a uma conclusão sobre o que sinto. Deixo as imagens e alguns comentários "explicativos".
Antes de mais, fico satisfeito por não terem posto árvores a rodear a praça e que ainda tenham tido o cuidado de terem colocado as placas das paragens de autocarro e eléctrico em autocolantes colocados nos vidros dos abrigos.
Só assim se consegue uma vista desafogada para as arcadas, sem empecilhos visuais a tapar o extraordinário conjunto arquitectónico, facto, aliás, comprovado pelas imagens seguintes.

Falando em conjunto, fiquei bastante agradado com a ideia de harmonizar as cores dos equipamentos. Temos então candeeiros modernistas cinzentos, lado a lado com postes da Carris igualmente cinzentos...
... fazendo um conjunto coeso com o piso escolhido.
E falando em piso, também os adeptos das actividades mais radicais foram contemplados com uma profusão de surpresas espalhadas um pouco aleatoriamente e por toda a praça.

Voltando ao tema da ideia de conjunto, para nossa felicidade visual, a CMLisboa acabou com aquele eléctrico vermelho que durante anos fazia de bilheteira para os eléctricos do turismo, tendo o mesmo sido substituído por um quiosque igualmente cinzento. Assim não destoa. E ainda tem a particularidade de permitir uma vista desafogada para as arcadas do lado poente.

E como tudo está bem enquadrado nesta obra, termino com mais três belos exemplos do mesmo: enquadramento!
O primeiro exemplo é na Rua do Arsenal...
... seguindo-se os dois últimos no troço final da Rua do Ouro, onde o passeio merece um pouco de cimento para indicar aos peões que estão a entrar numa zona cinzenta e onde toda a rua faz uma estranha cova, descendo no final da Rua do Ouro para depois subir para a brilhante obra que aqui apresentei.


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Cenas do quotidiano lisboeta II

Conversa escutada no café do bairro...

- Agora a igreja daqui está com muito menos gente porque agora elas [As pessoas? As senhoras?] vão todas à igreja de blablabla porque parece que há lá um padre novo!

É esta a fé do povo.