quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os dobra-espinhas

Foi um corrupio!
Alguns entupiam a Administração de Sistemas com e-mails relativos a queixas que se revelavam infundadas.
Outros, mais distraídos, deslocavam-se à Administração de Sistemas para a resolução "rápida e urgente" de um qualquer problema, abandonando de seguida o gabinete da Administração de Sistemas para se refugiarem rapidamente o seu "posto de trabalho", sem chegar a dizer qual o problema.
Um terceiro grupo preferia sair mais tarde e dar explicações lá em casa para o sucedido.
E tudo isto porque "o Senhor Administrador vem cá hoje", que era ontem!
Hoje não há e-mails queixosos, o tal problema que nunca se chegou a saber qual era miraculosamente não se repetiu e o terceiro grupo já não precisou dar explicações porque hoje já chegou a casa à hora de sempre.
Não há dúvida que um título pomposo ainda mexe com muita gente!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

É grave

Li hoje no site do DN uma notícia já de ontem em que um grupo de cidadãos denominado de "Fórum Cidadania Lisboa" criticou as esplanadas da cidade devido, não à anarquia com que entopem a via pública, mas sim devido ao uso de "de mobiliário caótico, carregadas de publicidade, com design e materiais desqualificados".
É, sem qualquer dúvida, o problema mais grave e preocupante neste momento da cidade! Ao ler isto até me esqueci do caos que é o tráfego na zona da Baixa depois das "melhorias" impostas pela tripla Costa-Salgado-Fernandes, das obras intermináveis em quase toda a frente ribeirinha, da péssima rede de transportes, do desordenamento do território,.......................................... (até me está a faltar o ar!).

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A consulta

...............................................................
Médico: Pois, isto terá que ser operado, não há outra hipótese!
Doente: E quanto tempo de baixa isso implica?
Médico: Se for profissional liberal no dia seguinte já está a trabalhar, se for por conta de outrém, como recebe sempre, vai dizendo que dói e vai ficando de baixa!
...............................................................

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Regresso dos Pinguins ou O Recomeço das Aulas

Quando, na década de 90 do século passado, andei na universidade, apenas os membros das tunas e outros calões é que usavam traje académico e mesmo nesse grupo restrito apenas uma minoria é que o usava diariamente, sendo que os restantes apenas o usava nos "dias de festa". Era assim, pelo menos em Lisboa.
Actualmente assim que recomeçam as aulas a cidade fica invadida de pinguins. Serão todos membros de tunas? Serão todos calões? Ou terão todos eles (e elas) um qualquer complexo de inferioridade que os impele a mostrar ao resto do Mundo que eles são estudantes universitários?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Jornalismo

Duplo milagre: o condutor esteve duas horas e meia encarcerado na cabina do camião que virou, mas saiu quase incólume; tombou na encosta, mas por uma nesga caía em cima dos carros da A4. Como ficou, todo estampado de costas, o atrelado tombado de lado na encosta, carga espalhada e os 12 rodados indignamente virados ao ar, o grande Scania R440, um muito possante semi-reboque, vermelho vivo, novo, parecia um Transformer que correu horrivelmente mal. Bastava ver-lhe a cara que é a sua cabina - pareceu ter levado um soco do céu: testa de vidro partida, grelha metida pelas fuças adentro, todo amarrotado como papel, um sem-número de fios e mecânicas vísceras, a escorrer, à mostra de todos. Metia dó, como um escaravelho que capota e não se pode levantar. Mas, mais do que isso, metia medo.

O que mete medo é que isto foi publicado hoje num jornal (o Jornal de Notícias)!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Afinal sempre sou omnívoro!

A boca humana revela que somos comedores para toda a obra, pois temos diversos tipos de dentes. Os nossos dentes da frente, os incisivos, são lâminas achatadas especializadas para o corte. Os dentes posteriores, os molares, são mais achatados, com um padrão distintivo que consegue macerar tecido vegetal ou animal. Os pré-molares, no meio, possuem uma função intermédia entre os incisivos e os molares.

Retirado de "Quando éramos peixes", de Neil Shubin, página 66, capítulo 4. Edição portuguesa de Estrela Polar.
(Homenagem a todos os que agora me aborrecem com a história do vegetarianismo e com o "facto" de que comer carne é cultural e não biológico)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Carrisices

No terminal de autocarros da Estação de Campolide amontoam-se 3 autocarros da carreira 751. Junto a um deles outros tantos motoristas discutem qualquer coisa. A dada altura um deles diz para os outros "esta merda está a cair aos bocados, por isso não pode continuar a andar".
Mais à frente duas filas enormes aguardam pelo 713, que já lá está estacionado, mas com a porta fechada, e por um dos três 751 que lá se encontram. Na paragem do 702 há 3 ou 4 pessoas à espera.
Subindo as escadas que dão acesso à que já foi a Calçada da Estação aparece um 702 a caminho da Serafina, fazendo o percurso que a carreira deixou de fazer a 26 de Junho. O motorista apercebe-se do erro ao chegar à antiga paragem já desactivada. Encolhe os ombros como quem diz "que se lixe" e segue a caminho da Serafina, sem sequer se dar ao trabalho de dar meia-volta para passar pelo local correcto. As 3 ou 4 pessoas que esperam por ele mais abaixo sempre podem aguardar pelo próximo ou, se tiverem pernas para tal, trepar a colina.
E estamos em Setembro, apesar dos horários em vigor continuarem a ser os de Agosto!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sinalização


Rua do Grilo, Lisboa