terça-feira, 20 de outubro de 2009

Transportes Públicos

A chuva de hoje de manhã obrigou-me a trocar a habitual caminhada matinal pelo autocarro. Cheguei à paragem pouco antes das 7:30 (por acaso a mesma hora a que saio de casa quando vou a pé) e enviei um SMS para ver quando tinha 718: viria um daí a 12/13 minutos (às 7:42) e outro às 7:59, quase 30 minutos depois! Acabou por aparecer um autocarro por volta das 7:32/7:33, quase 10 minutos antes do primeiro que havia sido anunciado, e às 7:40 estava em Braço de Prata a secar (literalmente) durante 20 longos minutos pelo comboio (que acabou por chegar com 3 ou 4 minutos de atraso). Deu para pensar: valeria a pena ter saído mais tarde para não ficar depois tanto tempo à espera de comboio? Se calhar não. É que fiquei sem saber se aquele era o autocarro das 7:42 ou outro que não foi anunciado pelo sistema da Carris, mas se fosse o anunciado, o autocarro seguinte passaria em Xabregas (quase) à mesma hora do comboio em Braço de Prata. Conclusão: faço bem em ir a pé!
À hora do almoço desloquei-me de Campolide-Gare para o Rossio, como o faço todos os dias para ir almoçar. A ida foi normal, com o comboio atrasado apenas 2 minutos à passagem por Campolide. O regresso já não o foi. A estação do Rossio estava às 14:10 vazia de comboios, exceptuando o reserva parado na linha 5, e o comboio que deveria lá estar desde as 13:56 para fazer o das 14:21 não aparecia. Quando finalmente se começou a ver umas luzes a aproximarem-se vindas de Campolide, eram 14:17 - o que leva a crer que o comboio que deveria ter chegado às 13:56 fora suprimido e o que estava a chegar seria o seguinte. Entretanto os paineis informativos mudam, passando o comboio das 14:21 a ser anunciado na linha 5 e não na 3, como é costume e estava anunciado há largos minutos. Tal mudança foi apenas "visual", já que não houve uma única chamada de atenção para a alteração vinda do sistema sonoro da estação. As poucas pessoas que se aperceberam lá passaram para a linha 5 (o que implicou uma caminhada em direcção às gates e um volta atrás). Entretanto lá veio um segurança mais zeloso que resolveu percorrer uma das duas plataformas que servem a linha 3 a avisar as pessoas que deveriam passar para a linha 5. Avisos do sistema sonoro só um: quando a hora de partida se estava a aproximar (por acaso o comboio acabou por sair com quase 5 minutos de atraso) e apenas para dizer o que sempre diz: "vai partir da linha número x o comboio com destino a y".
Transportes públicos...

Sem comentários:

Enviar um comentário