sexta-feira, 30 de maio de 2008

Ai, Portugal, Portugal!

Parece mentira, mas não é. A Sotagus, empresa do grupo Mota-Engil e concessionária de parte do Terminal de Contentores de Santa Apolónia, anunciou que irá parar as suas operações durante os jogos do Campeonato da Bola. Perante as queixas dos armadores e operadores acabou por recuar, mas só alguns centímetros, esclarecendo que será "só" durante as meias finais e a final. E assim se faz um país.

Ah, já me esquecia. Uma das grande apostas estratégicas dos nossos governantes é tornar os portos nacionais numa das portas de entrada da Europa. Acho melhor começarem a olear ou a substituir as dobradiças!

terça-feira, 27 de maio de 2008

Feira do Livro

Finalmente abriu a Feira do Livro. Não consigo é perceber a teimosia do Sr. Pais do Amaral em querer ter os seus pavilhões diferentes dos outros todos. Se era para a merda que lá está não valia a pena tanto alarido.

ADENDA - 28/Maio: hoje voltei ao espaço Leya e perguntei na Caminho pela colecção de livros de bolso de ficção científica. Não os levaram à feira porque como o espaço é reduzido não poderam levar tudo! Grande Amaral. Fazendo votos sinceros de que este não seja o modelo a seguir pelos organizadores de futuras edições da Feira do Livro despeço-me com amizade.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Sem vergonhice - Epílogo

Moral da História: para os que tenham serviços com facturação electrónica aconselho a que no momento do seu cancelamento perguntem 500 vezes como vai ser enviada a próxima factura. Para os outros ficam os meus parabéns pelo tino demonstrado nessa opção!

Sem vergonhice - capítulo 3

Lá consegui saldar a minha dívida involuntária na Loja Pt.Com da Loja do Cidadão dos Restauradores.

Foi uma tarefa custosa, que durou quase 30 minutos. Primeiro era o leitor óptico que não queria ler a factura (pudera, aquilo era uma impressão manhosa de um PDF!), depois era a impressora que não imprimia o recibo (outra vez: pudera, a impressora partilha o mesmo equipamento do leitor óptico e a menina que me atendeu achou que o sensor do leitor era o melhor local para guardar a minha senha de vez!). O que valeu foi o colega da menina para lhe chamar a atenção destas pequenas coisas. Quando chegou à parte da impressão do recibo e ele lhe recordou que ela não devia colocar coisas no sensor da leitor fiquei com a sensação de que ele engoliu um "porra" inicial, tal foi a forma como lhe explicou as coisas! Eu também teria feito o mesmo.

Sem vergonhice - capítulo 2

Nova chamada telefónica, desta vez com a carta na mão. 2ª via da factura que nunca me chegou só pedindo por escrito (deve dar para passar o prazo de pagamento). Razões para que a factura nunca tenha chegado a casa: como era factura electrónica, só a enviavam por e-mail. Como eu cancelei o serviço deixei de ter e-mail, logo não podiam enviar a factura por via electrónica. Curiosamente ainda me enviaram para esse tal e-mail "que não funciona" um mail para eu responder a um inquérito sobre o atendimento. Também não deviam poder utilizar o mesmo meio usado para me enviarem a carta a chamarem-me caloteiro (CTT). E mesmo assim têm a lata de dizer que o cliente não pagou!

Pelo menos a factura já cá canta. Apesar de já não ser cliente ainda consegui aceder à minha área de.... cliente onde tive acesso a esta e a todas as outras facturas anteriores a esta.

Quanto ao pagamento, e depois de uma primeira tentativa numa loja PT.Com, vou tentar fazê-lo hoje na loja do cidadão dos Restauradores: nem todas as lojas permitem fazer este tipo de coisas. Como informático desconheço a razão para tal!

To be continued...

terça-feira, 20 de maio de 2008

Sem vergonhice

As empresas de comunicações têm o rei na barriga. Depois de ter entrado em rota de colisão com a PT-Comunicações e o seu serviço Sapo-ADSL e de ter cancelado o mesmo em Fevereiro hoje recebi uma carta a ameaçar-me com tribunal por não cumprimento do pagamento de uma factura que nunca chegou a casa.

Liguei para o número indicado, mas como não tinha a carta comigo (apesar de ter todos os dados necessários) mandaram-me ligar quando tivesse a carta comigo.

Como sou "faltoso" só poderei pagar a dívida ou com cheque ou com vale postal.

To be continued...

domingo, 18 de maio de 2008

Será para levar a sério?

Ao fim de 2 semanas recebi a seguinte resposta da Carris (em itálico e a bold) sobre o que pensa fazer do serviço em Xabregas, depois de mais uma seca à espera do 759.

De momento, não estão previstas alterações ao serviço prestado na zona do Beato/Xabregas.

De facto, com a primeira fase da Rede 7, verificou-se uma reformulação do serviço prestado à zona do Beato/Xabregas, cuja principal alteração consistiu na supressão da carreira 105, tendo, então, sido efectivamente reforçadas as carreiras 718, 742, 759 e 794. -A sério? A 759? Tem graça. Olhando para o horário actual e o que havia antes da rede 7 não se vê isso em lado nenhum! Ou está igual ao que era ou está com uma frequência menor. E no 718 há, de facto, uma grande melhoria, mas no papel. Pena não se dar por ela no terreno.

Referimos e continuamos a afirmar, que é melhor ter menos carreiras, mas melhores carreiras. Sendo verdade que, embora possam resultar prejuízos para alguns clientes, porque passam a ter necessidade de, por vezes, efectuar um transbordo adicional, a realidade demonstra que para a maioria dos passageiros a situação melhora, por redução dos tempos de espera e, por consequência, dos seus tempos de deslocação. É a diferença entre ter muitas carreiras, mas com intervalos grandes entre autocarros (o que acontecia com a 105, com intervalos na ordem dos 19 minutos), e ter menos, mas com intervalos de 10 minutos, por exemplo. -Têm razão. Já tinham referido e continuam a afirmar isso mesmo, mas o que querem? Eu sou como eles e também refiro e continuo a afirmar o contrário! E o 105 tinha realmente intervalos dessa ordem (19 minutos), mas nunca estive à espera de um mais do que 20/25 minutos. Já no 759-maravilha, mesmo sendo muito melhor que o 105, já estive à seca, 10, 15, 20, 35 e o recorde foi de 45 (quarenta e cinco) minutos! Carreiras melhores?

No caso concreto de Xabregas, todas as carreiras melhoraram, globalmente, o serviço prestado, tendo passado a proporcionar novas ligações. A carreira 718 passou a ligar ao Centro Comercial das Amoreiras, por exemplo, e a carreira 759 passou a ligar à zona do Parque das Nações. Também houve uma melhoria do serviço prestado pela carreira 794, embora um pouco mais afastada de zona central de Xabregas. A carreira 742 foi, igualmente, reforçada, tendo melhorado substancialmente o espaçamento entre viagens. Também a carreira 81 (actualmente 781), passou a efectuar paragem em Xabregas (Av. Infante D. Henrique). -Ai sim? Vejamos:

- 718 passou a ligar ao Centro Comercial das Amoreiras. De facto, não sei como vivi tantos anos sem esta ligação. Ainda por cima tendo transporte directo para a Rua de Campolide e Arco do Carvalhão a cerca de 300/400 metros. Ainda bem que o 718 passou a ir às Amoreiras e a perder (imenso) tempo para atravessar a Av. Duarte Pacheco, para me poupar aquela caminhada imensa;

- 759 passou a ligar a zona do Parque das Nações. Que fixe! Até me esqueço que antes já tinha uma ligação muito mais rápida e directa através do 28! Ainda por cima foi essa ida ao Parque das Nações (À Gare do Oriente, para ser preciso) é que deu cabo da carreira. Enquanto o 759 foi até aos Olivais Norte (no primeiro mês de vida da Rede 7) as coisas até andaram mais ou menos bem!

-794 melhoria do serviço. Houve, sim senhor. Em vez de 15 minutos passou a 14 ou qualquer coisa desse género. Ah, eles não dizem, mas esta também passou a ir à Gare do Oriente. FIXE! Outra ligação boa com uma volta enorme por Chelas.

- 742 com melhoria de serviço substancial: antes o intervalo era 8 minutos à hora de ponta, agora é 7! Fantástico melga!

- 81 passou a parar em Xabregas: sim, têm toda a razão, mas esquecem-se que esta nova paragem não foi propriamente planeada. Foi assim mais como reacção à merda que tinham feito um mês antes desta alteração (na fase 1 da Rede 7). Nem sequer publicitaram isto, de tal forma que a primeira vez que usei o 81 foi porque alguém queria sair em Santa Apolónia e tocou no Beato a pensar que não parava em Xabregas. Eu e mais uns quantos que estavam na paragem aproveitamos a "boleia" para entrar, mas, tal como eu, ninguém sabia da mudança.

Contudo, por vezes, quando ocorrem situações excepcionais, como seja a ocorrência de acidentes, avarias, etc., com impacto na circulação automóvel, podem resultar intervalos anormais. Assim, quando tal ocorrer, agradecemos que nos informem, através da comunicação da carreira, data, hora, local e sentido de marcha, de modo a averiguarmos as causas e, se for caso disso, tomarmos as medidas correctivas. -Eu até os informo, mas sempre que o faço levo com a resposta-tipo do "não temos culpa, é o trânsito" ou outra coisa qualquer que não está sob controlo da Carris. Mas agora pergunto eu: porque tenho que os informar destas anomalias? Então e o sistema de controlo e de acompanhamento de tráfego da Carris? Não é para isso que ele serve?

A este propósito, convém esclarecer que a Certificação das Carreiras é atribuída por uma entidade externa e independente da Carris, no caso o CERTIF. Não é a Carris que diz que o seu serviço é certificado. Trata-se de uma avaliação, incluindo viagens efectuadas por técnicos daquela organização, que atestam que o serviço obedece a critérios de qualidade. Claro que temos de admitir que possam existir falhas. Não estamos livres que um autocarro possa avariar, por exemplo. Esclarecemos, ainda, que temos de fazer entrega periódica ao CERTIF de dados, em formato electrónico, obtidos através do nosso sistema de localização de viaturas, que atestam a conformidade com o serviço anunciado. Para além deste aspecto, aquele organismo promove visitas surpresa às carreiras certificadas, através da figura do “Cliente Mistério”, que verificam a conformidade com o anunciado. -Que emoção, um cliente mistério. Querem ver que é um dos andrajosos de que eu me queixei há umas semanas e que nem bilhete pagam?

Quando ocorrem perturbações no serviço, a Carris tem a obrigação de as justificar perante o CERTIF, sob pena da certificação do serviço ser retirada. Até ao momento, as irregularidades sentidas não puderam ser atribuídas a um acto doloso da Carris, como se pode provar até ao momento.

Finalmente, no que se refere à carreira 39, informamos que a ligação entre Xabregas e Santa Apolónia pode ser efectuada através da carreira 759, a qual manteve inalterado o seu nível de serviço, mesmo com o prolongamento do serviço do metropolitano a Santa Apolónia. Com efeito, continuam a ser oferecidas viagens a cada 9/10 minutos, nas horas de ponta e a cada 14 minutos, no período compreendido entre as 10:00 e as 17:00 horas. Do ponto de vista da procura, pelos dados que dispomos, não existem motivos que sugiram uma necessidade de prolongamento da carreira 39 a Santa Apolónia, mesmo com o prolongamento do metro. Lembramos que, de Xabregas, é possível ligar a outros locais, onde existe metro, como é exemplo a Praça do Chile, através das carreiras 718 e 742. -Em termos de procura não existem motivos para que haja necessidade de prolongarem o 39 a Santa Apolónia!? Mas a Rede 7 não é para isso mesmo? Para tornar a rede da Carris complementar à do metro? E não é também objectivo da Rede 7 a inversão da tendência de perda de clientes? Pela resposta não é nada disto, limitando-se a Carris a fazer o que sempre fez: perde passageiros, tira autocarros, perde ainda mais passageiros, tira ainda mais autocarros... E esta gente conhecerá a cidade? Que raio de ideia mandar as pessoas apanhar o metro no Chile através do 18 e do 42, havendo uma linha em Santa Apolónia a apenas 1,5 Km e a 5 minutos de viagem a partir de Xabregas (ligeiramente menos que os 20 minutos que se gasta normalmente à hora de ponta para se chegar à Pr. Chile)!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

3 F's

Deixei de ver noticiários na TV. Não digo Telejornais, pois isso é um nome registado por um dos canais e os restantes não podem transmitir nada com esse nome, por isso chamo-lhes aquilo que eles são ou deveriam ser: noticiários.

Nos últimos anos estes noticiários engordaram graças a uma concorrência que antes não existia, mas, como tudo o que é gordo, acabam por saturar e enjoar.

O engordanço não se deveu a haver mais notícias, deveu-se apenas às supostas leis do mercado televisivo que, vá se lá saber porquê, dizem que um bom noticiário tem que durar no mínimo uma hora.

E o resultado é o que se vê: muitos faits-divers e reportagens de magazine e, de vez em quando, com umas notícias pelo meio. Para ajudar ainda há a escala de importância: antigamente abriam-se os noticiários com as coisas importantes ou que afectavam o maior número de pessoas. Agora abre-se com qualquer coisa (e durante 10, 15, 20 minutos).

No último fim-de-semana comecei a ver um desses noticiários: começou com futebol. 10 minutos depois largaram o futebol e passaram para Fátima. Aí eu desliguei, pois se em 10 minutos de noticiário o mais importante que havia acontecido tinha sido futebol e Fátima, é porque não devia haver nada de realmente importante para noticiar.

O problema é que assim não soube se abordaram o Fado. Alguém sabe se houve algum concerto da Mariza no último fim-de-semana?